sábado, 5 de maio de 2012

Nota Informativa 002/2012 da CBO. Questionamento para consideração.

Texto de autoria do Coronel R1 SÉRGIO Gonçalves BRITO,
encaminhado à CBO e FMO.
Divulgação no blog autorizada pele autor do texto.

Nota do signatário do blog:
O coronel Sérgio  Brito,
presidente do COMPASS, foi
o coordenador da orientação nos
5º Jogos Mundiais Militares do CISM e
possui a Medalha Mérito Desportivo Militar,
concedida pelo Ministro  da Defesa.

Amigos da CBO e FMO:

Conforme orientação da CBO na Nota Informativa nº. 002/2012, encaminho-vos o seguinte questionamento para consideração:

Certamente não tenho conhecimento dos detalhes e contatos que antecederam a realização da PPO EsSA. Não sei das questões pessoais, trocas de mensagens com a IOF/CBO/FMO/Organizador, pedidos de apoios etc. Não participei do processo, nem o conhecia previamente.Fui convidado e acreditando na boa intenção e trabalhos anteriores dos autores viajei 1.200 km para a inauguração.

Vi e participei com mais de 300 atletas de um belo evento do nosso esporte, em percursos N, B, A e E. Uma excelente carta, estrutura organizacional praticamente perfeita, o comando da EsSA apoiando a atividade (e consequentemente os instrutores e monitores, além dos meios). Tudo facilmente observado nas fotos disponíveis na internet, se olhadas sem preconceito.

Sem querer fomentar antagonismos, não vejo como o ensino da Orientação poderia correr perigo com a PPO dentro da EsSA, com seus instrutores e monitores dedicados, com um clube de Orientação já antigo (COESA), filiado à CBO e à FMO. Participa e organiza etapas do CaMOr e já organizou uma etapa do CamBOr. Os mapeadores estão entre os melhores do Brasil, com trabalhos reconhecidos pela própria CBO.

Só vejo vantagens numa PPO ao facilitar as instruções visando massificar o esporte (mais de 300 futuros sargentos participaram com civis convidados). Três Corações não tem tantas opções assim de lazer para os alunos e população. Facilitará a formação de professores e técnicos porque economiza meios e tempo. Tem uma excelente carta disponível!

"Sem querer comparar mas sonhando: Se a antiga CBD (hoje CBF) proibisse os campinhos de várzea em Três Corações, talvez um certo Pelé não apareceria." Ainda bem que o Joaquim Cruz começou a correr nas ruas e descalço até a prata Olímpica.

Sempre se poderá montar outros PC e outros percursos para aprimorar uma equipe de melhor nivel.

Desde que começei na Orientação ouvia o quanto maravilhoso era desenvolvido este esporte na Suécia e outros paises europeus. Imaginem, qualquer pessoa pode ir numa banca de jornal e comprar um mapa com pontos locados (no terreno tem um marco qualquer), montar seu próprio percurso e praticar este esporte (já tive o prazer de comprovar este fato). Isso lembra "vagamente" uma PPO?

E lá não tem: 

  • um plano de aulas em conformidade com o plano de cursos da Federação Sueca; 
  • ações de sustentabilidade ambiental em conformidade com as regras da Federação Sueca; 
  • um professor de orientação responsável técnico; 
  • mapa de orientação registrado na Federação Sueca; 
  • mapeador registrado na Federação Sueca. 

Será que nós estamos muito mais organizados do que os europeus?

Observação: É falsa a ideia de que todos aprendem Orientação nas escolas suecas, embora sua implantação em algumas escolas remonte a 1942. Portanto, nem todos que compram os mapas tiveram aulas do esporte. Sei que não é o ideal, mas é fato!

Ah! O futebol é o principal esporte na predileção dos suecos. Orientação é o terceiro.

Respeito e sempre elogio o trabalho da CBO na formulação dos Planos de Cursos, nas ações de sustentabilidade ambiental, na preparação de professores e técnicos e na rigorosa regulamentação em geral. Nossos Campeonatos Nacionais evoluiram acentuadamente, com reflexo nos Estaduais, isto é fato!  Apenas gostaria de sentir mais harmonia com iniciativas fora da CBO que no fundo são benéficas ao esporte e certamente convergirão para engrandecer a própria CBO. Por exemplo: Muitos atletas estavam com traje e calçados inadequados mas viram atletas mais experientes e devem ter aprendido que para o esporte Orientação o tênis é melhor do que o coturno, que roupas leves são melhores que o camuflado e no próximo evento irão se adaptar. Muitos perguntaram como se filiar na FMO/CBO.

Outra questão importante: Se interferir negativamente nos patrocinadores, a CBO dará "um tiro no pé", prejudicando a captação de recursos futuros para o esporte e para a própria CBO (que aliás ainda não tem patrocinadores, assim como nossa federação e nosso clube). Se o projeto der certo, e tem tudo para dar, os patrocinadores gostarão e poderão ampliar sua participação num evento estadual, nacional ou internacional. Isto é lógico para alguém ou como leigo em marketing eu estou "perdido no percurso"?

Um pouco de doçura não vai tirar a autoridade de ninguém.PIAU!

Sergio G. Brito - Cel R1* Art
A Orientação faz parte da nossa natureza.

*Reserva: Tropa de elite sempre pronta para decidir os combates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário