quarta-feira, 16 de maio de 2012

FICHA TÉCNICA DA Pista Permanente de Orientação Sprint Capitão Salomão da Rocha



MAPA - Mapa de orientação sprint (simbologia conforme ISSOM 2007), escala 1:5.000, equidistância vertical 2 metros, formato A4. 

IMPRESSÃO - Offset a quatro cores, em papel couché 90g/m2, processo CTP a partir de arte final em 600dpi.

EXTENSÃO - O aquartelamento possui formato de um L. As medidas principais são de aproximadamente 880m de frente e 1.120m de fundo (respectivamente na Av. Marechal Floriano Peixoto e na Rua Waldemar Loureiro de Campos).

ÁREA - Área total de aproximadamente 70 hectares (0,7 km2).

LOCALIZAÇÃO - Cidade de Curitiba, Estado do Paraná, no aquartelamento do 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, mais conhecido localmente por "Quartel do Boqueirão". A entrada do quartel encontra-se na Avenida Marechal Floriano, 9190, praticamente junto a duas Estações Tubo (denominadas de Estação Quartel). No Google Earth, as coordenadas da entrada do aquartelamento são  latitude 25º20'24,30"S, longitude 49º14'06,72"O (datum WGS84).

USO DA PPO PELO PÚBLICO EXTERNO - Atividades de orientação envolvendo participantes externos ao aquartelamento devem ser previamente agendadas com a Seção de Comunicação Social do 5º GACAP pelo telefone (41) 3286-1516 ramal 5721 ou pelo e-mail comsoc5gacap@hotmail.com.



MAPEADOR - 1º Sargento de Artilharia Alcione PIVETTA, do Exército Brasileiro, geógrafo.

REVISOR - László Zentai, Ph.D., do Conselho da IOF, editor da ISOM 2000 e chairman da ISSOM 2007; secretário geral da ICA/ACI.

VERSÕES PARCIAIS ANTERIORES - 2º Sargento Carlos ARILDO de Oliveira (2002).

CONTROLES - Ponto de partida, ponto de chegada e mais 85 controles fixos. Os controles são materializados no terreno por antigos dormentes ferroviários posicionados verticalmente, sendo cada dormente dotado de uma placa-prisma numa das faces e seta indicadora da direção Norte Magnético no topo. A classificação do nível de dificuldade considera apenas o controle e suas imediações, sem considerar possíveis pernas envolvendo outros controles.

  • 30 controles categoria N (novato);
  • 20 controles categoria B (difícil);
  • 20 controles categoria A (muito difícil);
  • 15 controles categoria E (elite).


CRITÉRIOS DE CODIFICAÇÃO DOS CONTROLES - Controles numerados com 3 dígitos, onde a centena indica o nível de dificuldade e os demais dígitos a ordem dentro de cada categoria. Controles N numerados de 101 a 130, controles B de 201 a 220; controles A de 301 a 320, controles E de 401 a 415.

HARDWARE DO CONTROLES - Placas-prisma e setas de norte em chapa de aço galvanizado com pintura eletrostática a pó (epóxi). Placas-primas com código de identificação do controle, palavra-chave, picotador mecânico e repetição do padrão de picote para conferência e reserva técnica. Controles materializado no terreno por antigos dormentes ferroviárias de bitola estreita (tipicamente 2,00m), posicionados verticalmente com 1,20m acima do solo e 0,80m enterrado).



COORDENAÇÃO LOCAL DA IMPLANTAÇÃO - Major Eduardo BORBA Neves e subtenente Pedrolino MICHAEL (2011).

COORDENAÇÃO GERAL - Prof. M.Sc. RAUL M. P. Friedmann / UTFPR Câmpus Curitiba.

REALIZAÇÃO - 5ª Região Militar - 5ª Divisão de Exército (5º RM - 5º DE), Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Curitiba (UTFPR) e Federação Paranaense de Orientação (FPO).




IMPLANTAÇAO - 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, Grupo Salomão da Rocha, sob o comando do tenente-coronel Fábio José Scott ZUQUELLO (2011).



AUTORIZAÇÃO - General-de-Divisão ADHEMAR da Costa Machado Filho (comandante 5ª Região Militar - 5ª Divisão de Exército, em março de 2011.

INAUGURAÇÃO - Quarta-feira, 1 de junho de 2011, no Dia da Orientação, evento integrante da Semana Acadêmica de Educação Física e parte das comemorações da Semana da Artilharia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário