quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Escola Municipal Monsenhor Boleslau Falarz realiza evento de Orientação na PPO do 20º BIB.

Nesta quarta-feira, 30 de outubro de 2013, o 20º Batalhão de Infantaria Blindado recebeu - sempre com "Braço forte, Mão amiga" - alunos da Escola Municipal Monsenhor Boleslau Falarz, que se tornou então a primeira escola de Curitiba a realizar atividades na pista permanente de orientação do Batalhão Sargento Max Wolf Filho (designação histórica do 20º BIB).


Merece destaque na atividade realizado a ampla colaboração entre diversas instituições. Além do inestimável apoio do 20º BIB, nosso anfitirião, o evento contou com apoio de Universidade Tecnológica Federal do Paraná e com os "Anjos da Natureza", um grupo sempre presente na Orientação e liderado pela professora Maria Cristina, da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude. Participaram também estagiários do curso de Educação Física da Universidade Positivo, professores da Escola Boleslau Falarz, alguns "eventuais agregados" e, claro, os 37 alunos da professora Marise Jeudy, que hoje foram o motivo e o centro das atenções.





De cara, algumas breves explicações sobre a simbologia do mapa, sobre a pista, o uso do cartão de picote e a "missão dada" a cada equipe de 4 ou 5 alunos: percorrer pelo menos 10 pontos da PPO e registrar sua passagem no cartão de picote. A livre escolha de pontos e da sequência em que serão percorridos tem se revelado uma abordagem muito lúdica e proveitosa em grupos com pouca experiência.




Alguns dos pontos de controle da PPO são alusivos a missões cumpridas pelo 20º BIB ao longo de sua história enquanto que outros mostram, por exemplo, instalações e veículos militares antigos usados atualmente como monumentos. 



Alguns pontos exigem uma leitura detalhada do cartão de descrição, mas o contingente Boleslau Falarz demonstrou forte vocação tática e operacional como "Força Mirim de Pronto Emprego"...





Obviamente contamos com a participação de vários outros professores, estagiários e anjos agregados que, com sua constante atenção e acompanhamento, transformaram a "missão dada" em "missão cumprida".






A todos vocês que participaram de um jeito ou de outro - quase todos estão nas fotos - fica registrado o nosso agradecimento ao apoio recebido. Registro também nosso agradecimento especial ao comandante do 20º BIB, tenente-coronel Barros de Oliveira, e ao oficial de Comunicação Social, tenente Marcondes - que, por motivo de missão externa ao aquartelamento, não estão nas fotos.

Por fim, ficam nossos votos de que este tenha sido o primeiro de uma longa série de eventos de escolas públicas municipais na Pista Permanente de Orientação Sprint do 20º Batalhão de Infantaria Blindado - uma tradicional Organização Militar com extensa folha de serviços prestados ao esporte Orientação .

5 comentários:

  1. Professor Raul, agradecemos imensamente a acolhida, as explicações claras e o empenho para que o evento se realizasse. Nossos alunos voltaram entusiasmados e ansiosos por novas aventuras! Mesmo cansados ainda estudavam o mapa e símbolos no caminho de volta. Da parte dos estagiários do curso de Educação Física da UP e das professoras da Escola também, muita alegria e envolvimento nas atividades. Agradecemos a todos do 20º BIB, da UFTPR e da SMELJ, na pessoa da professora Maria Cristina, que sempre nos apoia, que tornaram possível a realização de nossa aula de campo de Orientação. Ah, sem esquecer do sargento Gonzaga que foi nos buscar e levar e também as nossas diretoras, professoras Débora e Janete. Um abraço, professora Marise Jeudy.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho.Iniciativas como esta demonstram a possibilidade de uma formação para a cidadania consciente, democrática e solidária.
    Parabéns aos alunos, professores, equipe organizadora e a nossa colega Marise.

    ResponderExcluir
  3. Oi Marise, você lembra que em 80 ou 81 quando a turma de jovens e adolescentes do Juvevê foi participar de uma corrida no 20°???

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Eder, isso faz tempo!!! Kkkk! Valeu a lembrança!

    ResponderExcluir