MAPA - Mapa de orientação sprint (simbologia conforme ISSOM 2007), escala 1:4.000, equidistância vertical 4 metros, formato A4 horizontal. Além da totalidade da área do Colégio Militar, o mapa inclui as principais vias públicas e parte das áreas privadas no entorno a fim de contextualizar a PPO no Bairro do Tarumã.
IMPRESSÃO - Offset a quatro cores, em papel couché 115g/m2, processo CTP a partir de arte final em 600dpi.
EXTENSÃO - O Colégio Militar de Curitiba possui aproximadamente 500m no sentido norte-sul e 500m no sentido leste (direções magnéticas em 2012).
ÁREA E PERÍMETRO - Área total de aproximadamente 20 hectares (0,20km2). Perímetro aproximado de 1,68km.
LOCALIZAÇÃO - Praça Conselheiro Thomaz Coelho, 1, Bairro do Tarumã, Cidade de Curitiba, Estado do Paraná. O acesso Colégio Militar e à PPO encontra-se na latitude 25°25'40.50"S, longitude 49°13'37.62"O (datum WGS84). Sinalizando a existência da PPO, há um marco comemorativo próximo ao portões de entrada e que coincide com um dos controles da PPO.
MAPEADOR - Prof. M.Sc. RAUL M. P. Friedmann (UTFPR / Câmpus Curitiba).
REVISORES LOCAIS
- 1º Tenente SÉRGIO LUIZ de Oliveira (Quadro de Mapeadores da CBO, Registro 640/49);
- Major JADER Messias Cheres (20º Batalhão de Infantaria Blindado e Centro Regional de Desenvolvimento do CISM);
- Prof. Dr. LUIS Augusto Köenig Veiga (Universidade Federal do Paraná / Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura - Coordenador).
REVISOR GERAL - Prof. László ZENTAI, Ph.D. / Eötvös Lórand Univesity - Department of Cartography and Geoinformatics.
VERSÕES ANTERIORES DE MAPAS DE ORIENTAÇÃO NA ÁREA DO CMC - Sargento Marcelino JAQUES (2001 e outras com colaboração de Jaime DEMARCHI, Fabiano CHANAN, GELSON Togni e Gelson ANDREY Zago Togni); Subtenente Carlos Alberto XAVIER (Jogos da Amizade 2011, CMOC 2011 e uso geral interno).
CONTROLES - Ponto de partida, ponto de chegada e mais 40 controles fixos, sendo 20 na categoria N e 20 na categoria B. Por se tratar de orientação sprint, e devido à natureza da área, o nível indicado deve ser considerado de forma bastante relativizada.
CRITÉRIOS DE CODIFICAÇÃO DOS CONTROLES - Controles numerados com 3 dígitos, onde a centena indica o nível de dificuldade e os demais dígitos a ordem dentro de cada categoria. Controles N numerados de 101 a 120 e controles B de 201 a 220.
CRITÉRIOS DE CODIFICAÇÃO DOS CONTROLES - Controles numerados com 3 dígitos, onde a centena indica o nível de dificuldade e os demais dígitos a ordem dentro de cada categoria. Controles N numerados de 101 a 120 e controles B de 201 a 220.
CRITÉRIOS DE NUMERAÇÃO DOS CONTROLES NO MAPA - As linhas de norte magnético dividem o mapa em colunas. Para cada nível de dificuldade, (1) a numeração dos controles começa na coluna mais à esquerda. Dentro de cada coluna, (2) a numeração cresce numa varredura da esquerda para direita e de cima para baixo e (3) continua com o mesmo critério nas colunas seguintes (ver figura abaixo, que reproduz o canto superior esquerdo do mapa). Isto minimiza o fator sorte na localização dos controles no mapa.
HARDWARE DO CONTROLES
- CONTROLES POSICIONADOS EM DORMENTES - Placas-prisma e setas de norte em chapa de aço galvanizado com pintura eletrostática a pó (epóxi). Placas-primas com código de identificação do controle, palavra-chave, picotador mecânico e repetição do padrão de picote para conferência e reserva técnica. Controles materializado no terreno por antigos dormentes ferroviários de bitola estreita (tipicamente 2,00m), posicionados verticalmente com 1,30m acima do solo e 0,70m enterrado). Gancho tipo olhal fixado no topo do dormente para usos eventuais (por exemplo, colocação de picotadores adicionais em corridas com grande número de participantes ou de mapas em treinos tipo corridas de memorização).
- DEMAIS CONTROLES - Placas-prisma diretamente aparafusadas em alvenaria ou rebitadas em estruturas metálicas. No caso dos controles posicionados em alvenaria um dos parafusos de fixação é substituído por um olhal.
COORDENAÇÃO LOCAL - 1º Tenente QAO SÉRGIO LUIZ de Oliveira (Colégio Militar de Curitiba / Clube de Orientação Gralha Azul).
PROPOSIÇÃO E COORDENAÇÃO GERAL DOS TRABALHOS - Prof. M.Sc. RAUL M. P. Friedmann / UTFPR Câmpus Curitiba.
AUTORIZAÇÃO - General-de-Exército Ueliton José MONTEZANO Vaz (Departamento de Ensino e Cultura do Exército - DECEX) e General-de-Brigada Luis Antonio Silva dos SANTOS (Diretoria de Ensino Preparatório e Assistencial - DEPA).
INAUGURAÇÃO - Sexta-feira, 5 de outubro de 2012, em formatura especial no CMC, seguida de corrida de orientação, confraternização e cerimônia de premiação.
INAUGURAÇÃO - Sexta-feira, 5 de outubro de 2012, em formatura especial no CMC, seguida de corrida de orientação, confraternização e cerimônia de premiação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário