segunda-feira, 10 de abril de 2017

Inauguração da PISTA PERMANENTE DE ORIENTAÇÃO SPRINT DA AMAN

Foi inaugurada na manhã do sábado 18 de março de 2017 a PISTA PERMANENTE DE ORIENTAÇÃO SPRINT DA AMANApós breves palavras do comandante da AMAN, general Novaes, foi feita a primeira das três largadas em massa deste singular evento espetacularmente organizado pela Seção de Educação Física e que combinou de forma muito interessante os aspectos festivo, lúdico e competitivo.







SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO E O NÚMERO DE PARTICIPANTES

Um total de 1535 participantes (na verdade um pouco mais, porque, em alguns casos, o mapa foi usado por mais de uma pessoa - por exemplo, um casal ou um pai acompanhado de um ou mais filhos) largou com o objetivo de visitar o maior número de controles possível no prazo de 1 hora.

Muito contribuiu para a diversão e para o congraçamento o fato de que os participantes de cada uma das largadas foram concentrado no interior da pista de atletismo do Estádio Mark Clark e receberam o mapa cerca de meia hora antes da respectiva largada.




Como alguns pontos de "operação presença" já estavam visíveis e instalados em pontos notáveis desde o final de fevereiro, grandes discussões e trocas de idéias aconteceram antes que fosse "liberada a porteira" da cada uma das levas de partida. 




Com uma hora para visitar o maior número de pontos possível, diversão foi o que não faltou, mesmo contando com algum engarrafamento nos controles mais próximos da partida e com uma fila maior ou menor para o picote, conforme a disposição de cada orientista. Os pontos 112, 121 e 129 - que são, respectivamente, alusivos à Aeronáutica, ao Exército e à Marinha - foram, muito provavelmente, os mais disputados no início de cada leva.




Poucos minutos de prova já eram mais que suficientes para mostrar, mesmo ao mais novatos, que era melhor negócio se dispersar e procurar pontos por toda a área do que esperar na fila. E a partir desta "queda na real" a diversão se acentuou. Fosse agora em pequenos grupos, trios, duplas ou mesmo em voo solo, a velocidade aumentou..







UM CONTROLE PRA CHAMAR DE SEU

Uma boa escolha dos controles numa PPO considera, claro, vários aspectos técnicos. Porém, uma escolha excelente tem de ir além disto e deve incluir alguns pontos de "operação presença" e, no caso de uma Academia Militar, pontos notáveis e peculiares em cada curso ou seção. Por exemplo, o curso de Material Bélico tem os dois controles logo abaixo para chamar de seu. A terceira foto é, claro, no curso de Artilharia; e a quarta é um detalhe na Seção de Equitação.






UMA HORA TEM DE ACABAR...

Ao fim de cada leva de uma hora (eu poderia chamar de bateria, mas como sou artilheiro vão dizer que estou sendo parcial...) as equipes se reuniram na pista auxiliar da Seção de Educação Física para conferência do efetivo e dos resultados. Facilitou muito esta tarefa a sábia decisão de reunir os cadetes nas pequenas frações características de cada curso, onde o conhecimento dos instrutores e monitores são fundamentais para uma rápida conferência.




Até onde se saiba, não houve nenhum "desaparecido em combate" na prova de inauguração. Mas, suprendentemente, não aconteceram nem mesmo pequenos incidentes comuns numa prova deste tamanho - por exemplo típico, eventuais pequenas contusões, Melhor para as equipes de saúde, bem distribuídas na área, que "passaram o serviço sem alteração".


Vou encerrar este breve relato com um misto de observação, agradecimento e comentário mais pessoal. A missão de quase três anos para mapeamento e montagem desta PPO contou com a colaboração de inúmeras pessoas da UTFPR, da AMAN e de alguns colaboradores externos, No momento, relacionar cada uma delas seria inviável, então vou usar parte do "elenco do final do jogo" para representar todos os que participaram da missão desde a "escalação inicial" (o histórico, no verso do mapa da PPO, conta alguns detalhes). Sendo assim, agradeço ao general Novaes (comandante da AMAM), ao coronel Alvarenga (comandante do Corpo de Cadetes), ao tenente-coronel Corbari (comandante do Curso Básico), ao major Nelson (chefe da Seção de Educação Física) e ao Grupo WTR (de Guarapuava-PR) pelo excepcional empenho na implantação, montagem e festiva inauguração da PISTA PERMANENTE DE ORIENTAÇÃO SPRINT DA AMAN.