Para a maioria dos participantes - cerca de 60 alunos do 5º ano, turmas A e B - esta atividade na Pista Permanentes de Orientação Sprint do 20º Batalhão de Infantaria Blindado, foi o primeiro contato com a corrida de orientação - e, vale registrar, um contato bastante lúdico, divertido e proveitoso.
Uma vez explicado "o básico do básico" da simbologia, uso do picotador e feitas as observações de praxe sobre segurança, atenção e espírito de equipe, passou-se diretamente da teoria à prática. Missão dada: em uma hora passar por pelo menos 10 pontos da PPO - de preferência pontos da categoria N (Novatos) - e, também, pelo ponto 304, que tem se revelado um dos mais interessantes e divertidos para os estreantes na pista (quem vier, verá...). E, uma vez dada a partida, as fotos contam melhor esta parte da história...
Depois que a missão dada virou missão cumprida, "a tropa foi novamente reunida" para participar de uma breve de caminhada de reconhecimento na parte sul do aquartelamento e, desta forma, explorar um pouco mais da comparação carta-terreno e apresentar o convite para retornar e, na próxima vez,, explorar a PPO, e também a simbologia do mapa, de forma mais completa.
Encerrado o reconhecimento, a tropa Boleslau Falarz se deslocou para o já famoso "Ponto 304" para uma tradicional foto dos orientistas reunidos e hoje acompanhados pelas professoras Emília, Juliana, Marise, Maria Lídia, Elizete e Maristela.
E, praticamente no fim do evento, esta divertida a animada tropa se reuniu numa singular homenagem à patrulha do sargento Max Wolf Filho, gentilmente interpretado por um dos militares do 20º BIB enquanto os alunos emulavam os demais integrantes. Uma breve lição de história ministrada de forma bastante incomum.