quinta-feira, 29 de março de 2012

Será em 20-abr-2012 a INAUGURAÇÃO DA PISTA PERMANENTE DE ORIENTAÇÃO DO CAMPO DE INSTRUÇÃO DO ATALAIA

Será inaugurada no dia 20 de abril de 2012, sexta-feira, na cidade de Três Corações, Estado de Minas Gerais, a PISTA PERMANENTE DE ORIENTAÇÃO DO CAMPO DE INSTRUÇÃO DO ATALAIAuma realização conjunta da Escola de Sargentos das Armas e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Curitiba. Os signatários do convite de inauguração são o General Pereira Gomes, comandante da EsSA, o diretor geral do Câmpus Curitiba da UTFPR, Prof. Dr. Marcos Schiefler. e o presidente da International Orienteering Federation (IOF), Sr. Ake Jacobson.



A inauguração será feita em uma formatura especial no próprio campo de instrução seguida de uma corrida comemorativa no formato largada em massa, competição por pontos, com duas horas de duração. Este formato favorece os aspectos lúdicos e de congraçamento festivo, atendendo bem tanto atletas veteranos quanto orientistas novatos e até mesmo estreantes, Maiores informações sobre o evento e o convite serão publicadas em breve no site www.esa.ensino.eb.br.

Com a participação de todo o Corpo de Alunos e de clubes e orientistas convidados, a prova tem grandes chances de estabelecer o recorde brasileiro (ainda que extra-oficial) de participantes de uma corrida de orientação, mas, muito mais importante do que isto, ela marca um momento histórico: a inauguração da primeira pista permanente de orientação do Exército Brasileiro em uma Organização Militar voltada diretamente para a formação dos militares de carreira e o amadurecimento de uma parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná no ensino de Orientação, Cartografia e Navegação.




A PPO DO CAMPO DE INSTRUÇÃO DO ATALAIA foi, desde o primeiro momento, cuidadosamente planejada para ser uma pista escola do mais alto padrão, combinando mapas-base de excelente qualidade, a perícia de mapeadores de grande experiência e reconhecida competência, uma área privilegiada para a prática de orientação, elevada qualidade posicional, uma arte final de qualidade, um hardware resistente e uma perfeita adequação às normas da IOF (o mapa final foi revisado pelo redator final da ISOM 2000 e chairman da ISSOM 2007, László Zentai, Ph.D., do Conselho da IOF). O mapa é em escala 1:10.000, formato A3, frente e verso e a pista contém 100 controles formados por antigos dormente ferroviários providos de uma "placa-prisma" com código, picotador fixo e uma seta indicadora de norte no topo de cada controle.




O resultado deste trabalho poderá ser conferido e testado por todos no evento de inauguração, promovido pela Escola de Sargentos das Armas - e, esperamos, em muitos outros que se sucederão. A PPO DO CAMPO DE INSTRUÇÃO DO ATALAIA, por ser uma instalação permanente da mais alta qualidade e por estar em uma Organização Militar diretamente relacionada à formação dos militares de carreira, certamente contribuirá significativamente com o ensino e a prática da orientação no âmbito do Exército Brasileiro. Ela também poderá contribuir com todos aqueles ligados de alguma forma ao esporte Orientação e que venham a fazer uso da PPO.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Depoimentos de usuários da PPO Capitão Salomão da Rocha - Professora Maria Cristina / SMELJ





“A pista permanente agiliza nosso trabalho na prática da Orientação. Não precisamos montar os percursos, reproduzir os mapas e a diversidade de pontos de controle com graus de dificuldade diferenciados contribui para o desenvolvimento nossas atividades. A primeira pista permanente de orientação de Curitiba é uma referência para outros estados do Brasil.”

Cerca de 40 jovens praticam orientação nas 2ª e 4ª feiras pela manhã e tarde. Muitas mães e avós que vem trazê-los e resolvem vivenciar a atividade junto à natureza, encantaram-se e começaram a praticar.

A SMELJ (Secretária Municipal de Esporte Lazer e Juventude) também oportunizou no ano de 2010 varias vivências de orientação com os participantes das turmas de ginástica: jovens, adultos e idosos, grupos de jovens e diversas igrejas, professores de escolas particulares e alunos da rede municipal de Curitiba, atendendo aproximadamente 300 pessoas.

Maria Cristina Fernandes
Professora de Educação Física
Orientista CBO 1971