Será inaugurada no dia 20 de abril de 2012, sexta-feira, na cidade de Três Corações, Estado de Minas Gerais, a PISTA PERMANENTE DE ORIENTAÇÃO DO CAMPO DE INSTRUÇÃO DO ATALAIA, uma realização conjunta da Escola de Sargentos das Armas e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Curitiba. Os signatários do convite de inauguração são o General Pereira Gomes, comandante da EsSA, o diretor geral do Câmpus Curitiba da UTFPR, Prof. Dr. Marcos Schiefler. e o presidente da International Orienteering Federation (IOF), Sr. Ake Jacobson.
Com a participação de todo o Corpo de Alunos e de clubes e orientistas convidados, a prova tem grandes chances de estabelecer o recorde brasileiro (ainda que extra-oficial) de participantes de uma corrida de orientação, mas, muito mais importante do que isto, ela marca um momento histórico: a inauguração da primeira pista permanente de orientação do Exército Brasileiro em uma Organização Militar voltada diretamente para a formação dos militares de carreira e o amadurecimento de uma parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná no ensino de Orientação, Cartografia e Navegação.
A PPO DO CAMPO DE INSTRUÇÃO DO ATALAIA foi, desde o primeiro momento, cuidadosamente planejada para ser uma pista escola do mais alto padrão, combinando mapas-base de excelente qualidade, a perícia de mapeadores de grande experiência e reconhecida competência, uma área privilegiada para a prática de orientação, elevada qualidade posicional, uma arte final de qualidade, um hardware resistente e uma perfeita adequação às normas da IOF (o mapa final foi revisado pelo redator final da ISOM 2000 e chairman da ISSOM 2007, László Zentai, Ph.D., do Conselho da IOF). O mapa é em escala 1:10.000, formato A3, frente e verso e a pista contém 100 controles formados por antigos dormente ferroviários providos de uma "placa-prisma" com código, picotador fixo e uma seta indicadora de norte no topo de cada controle.
O resultado deste trabalho poderá ser conferido e testado por todos no evento de inauguração, promovido pela Escola de Sargentos das Armas - e, esperamos, em muitos outros que se sucederão. A PPO DO CAMPO DE INSTRUÇÃO DO ATALAIA, por ser uma instalação permanente da mais alta qualidade e por estar em uma Organização Militar diretamente relacionada à formação dos militares de carreira, certamente contribuirá significativamente com o ensino e a prática da orientação no âmbito do Exército Brasileiro. Ela também poderá contribuir com todos aqueles ligados de alguma forma ao esporte Orientação e que venham a fazer uso da PPO.