quarta-feira, 7 de novembro de 2012

DESAFIO GOMES CARNEIRO: Tiro, Orientação e Corrida Rústica no Quartel General da 5ªRM-5ªDE

Fotos: Prof. RAUL Friedmann / UTFPR

Aconteceu na manhã de quarta-feira, 7 de novembro de 2012, o DESAFIO GOMES CARNEIRO, uma prova mista combinando tiro de fuzil, orientação e corrida rústica - uma importante mescla de habilidades tipicamente militares. Não obstante o aspecto competitivo, o companheirismo e a alegria em participar foram dignos de registro. Participaram equipes das seguintes Organizações Militares da Guarnição de Curitiba:

  • 11º Centro de Telemática;
  • 20º Batalhão de Infantaria Blindado;
  • 27º Batalhão Logístico;
  • 5º Batalhão de Suprimento;
  • 5º Batalhão Logístico;
  • 5ª Companhia de Comunicações Blindada;
  • 5ª Companhia de Polícia do Exército;
  • 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado;
  • Bateria de Comando da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército;
  • Comando da 5ª Região Militar - 5ª Divisão de Exército;
  • Companhia de Comando da 5ª Região Militar - 5ª Divisão de Exército;
  • Colégio Militar de Curitiba;
  • Comissão Regional de Obras da 5ª Região Militar.

Promovida pelo Comando da 5ª Região Militar - 5ª Divisão de Exército, o nome da prova é alusivo ao general Antônio Ernesto Gomes Carneiro, que com um efetivo de 639 combatentes protagonizou, ao longo de 26 dias dos meses de janeiro e fevereiro de 1894, um importante episódio na consolidação da ainda incipiente República dos Estados Unidos do Brasil: o Cerco da Lapa. A designação histórica da 5ªRM-5ªDE -- Região Herois da Lapa -- é uma homenagem a este grupo que, numa pequena cidade do interior da então Província do Paraná, deu uma grande contribuição à formação do Brasil.

Na prova de tiro de fuzil, realizada no estande de rio do aquartelamento, cada participante efetuou um série de 5 tiros em um tempo máximo de 2 minutos.







A prova de orientação foi integralmente realizada na Pista Permanente de Orientação Herois da Lapa, a fim de divulgar e prestigiar este trabalho feito em parceria pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná / Câmpus Curitiba e o Quartel General da 5ªRM-5ªDE.










Os 6 percursos diferentes eram distribuídos entre os integrantes de cada equipe, o que permitiu largadas em grupos a intervalos de 3 minutos.








Encerrando a sequência, assim que concluído o seu percurso de orientação, cada participante seguia imediatamente para a corrida. Nesta etapa da prova a ausência de corredores largando ao mesmo tempo impunha um desafio adicional: por falta de referências, cada atleta se obrigava a dar continuamente o máximo de si mesmo durante todo o trajeto.





A premiação do Desafio Gomes Carneiro será entregue por ocasião da inauguração do Campo de Parada Herois da Lapa, a ser realizada ainda em novembro.

A UTFPR Câmpus Curitiba parabeniza todos os organizadores e participantes deste desafio e agradece publicamente o apoio da 5ªRM-5ªDE à divulgação da PPO Herois da Lapa.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PPO Herois da Lapa sedia a última etapa do CMOC 2012 (Campeonato Metropolitano de Orientação de Curitiba)

Fotos: Maria Odete e Ângela / Publicadas no Flicker

Na manhã de domingo, 28 de outubro de 2012, o Clube de Orientação Gralha Azul organizou a última etapa do CMOC 2012 (Campeonato Metropolitano de Orientação de Curitiba) na área da Pista Permanente de Orientação Herois da Lapa.

O CMOC é um campeonato de orientação bastante lúdico e agradável, onde os aspectos de congraçamento, diversão e aprendizado da orientação são preponderantes. Por exemplo, todos os concluintes recebem sua medalha de participação e o horário de partida não é fixo: depois de "abertos os trabalhos" o orientista se apresenta na partida e, se não houver outro do mesmo percurso na frente da fila, pode partir assim que autorizado. Por estes e outros motivos, o CMOC é estimulante e, também, um excelente laboratório para os que estão aprendendo a competir.






O evento prestigiou a PPO Herois da Lapa, recentemente inaugurada no dia 21 de agosto de 2012. Há mais de dois anos não era realizada uma prova oficial de orientação na área do Quartel General da 5ªRM-5ªDE e ela foi interditada para orientação a partir do anúncio realização da etapa. De qualquer forma, é importante destacar que as classificações do CMOC não contam para o ranking estadual ou brasileiro de orientação. Evidentemente, se contassem, não seria admissível realizar a prova numa PPO, mesmo que recém-inaugurada e "com pouco uso". 


Para reforçar os aspecto de divulgação da PPO Herois da Lapa, a maioria dos controles da prova foi posicionada ao lado de controles da PPO ou próxima a algum deles.







A diversidade de provas e de situações é um dos grandes atrativos da orientação. Provas válidas por rankings estaduais e nacionais privilegiam a vertente competitiva do esporte e, claro, necessitam de um controle mais apurado e de uma área realmente inédita ou "há muito tempo sem uso" no quesito orientação. E, neste aspecto, ficam registrados os elogios aos cuidados que as federações estaduais, clubes e a CBO tem dedicado à organização e controles deste tipo de competição.

Mas, voltando ao CMOC e sua etapa na PPO Herois da Lapa, fica registrado e empenho do Clube de Orientação Gralha Azul  em bem organizar esta prova e em apoiar o trabalho da UTFPR em parceira com o Exército Brasileiro na montagem de pistas permanentes de orientação. No último dia 5 de outubro o COGA, campeão brasileiro de clubes 2012, se tornou o único clube de orientação no Brasil a contar com uma PPO na sua sede, o Colégio Militar de Curitiba. E, para prestigiar este trabalho, foram distribuídos na chegada mapas da PPO Capitão Salomão da Rocha e da PPO do Colégio Militar de Curitiba.



E, já que o mais divertido sempre é completar o percurso, fica então o convite a todos orientistas - inclusive os "debutantes" - a correrem outros percursos aqui na PPO Herois da Lapa. Vocês serão muito bem recebidos.

E, encerrando a postagem, fica um agradecimento especial à Maria Odete e à Ângela, que fizeram todas as fotos (com exceção das quatro últimas), publicaram no Flicker e estão sempre colaborando com o registro da orientação. Se vocês vierem andar ou correr aqui na PPO - nem que seja para variar um pouco - este escriba se compromete a fotografar neste dia...






quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Festividades de inauguração da PPO do Colégio Militar de Curitiba

Fotografias; Maria Odete, Marise Jeudy, Saturnino Machado, Raul Friedmann e Seção de Relações Públicas do CMC.

Na manhã de 5 de outubro de 2012, sexta-feira, foi inaugurada a Pista Permanente de Orientação Sprint do  Colégio Militar de Curitiba, a primeira PPO implantada em um dos Colégios Militares brasileiros. Foi uma bela formatura militar que contou com a participação de todo o Corpo de Alunos (CA). da Companhia de Comando e Serviço (CCSv) e com a presença de vários orientistas e amigos convidados.



Depois de prestadas as tradicionais honras militares e apresentada a tropa, o Corpo de Alunos entoou a Canção do Colégio Militar de Curitiba e foi realizada a cerimônia de premiação da Feira de Ciências, realizada na semana anterior.




Abrindo a parte da formatura relativa à pista permanente de orientação, o diretor-geral do Câmpus Curitiba da UTFPR, professor Marcos SCHIEFLER, efetuou a entrega do diploma de CÂMPUS HONORÁRIO GRALHA AZUL ao Colégio Militar de Curitiba, recebido em mãos pelo coronel André GERMER, comandante do CMC.


Juntos o professor Schiefler e o coronel Germer entregaram os diplomas de AMIGO DO CÂMPUS HONORÁRIO GRALHA AZUL aos mapeadores de trabalhos anteriores na área do CMC, aos revisores do mapa atual, parceiros no ensino de orientação, colaboradores do IPPUC, da América Latina Logística, da Metalúrgica CAESA e a alguns outros mais. Seria demasiado longo descrever o porquê de cada um, mas fica o registro que cada amigo diplomado deu preciosa colaboração para que a PPO DO CMC atingisse este grau de esmero e qualidade.


Com o toque de "meia-volta, volver" o Corpo de Alunos se reposicionou para o descerramento da placa de inauguração, feito conjuntamente pelo professor Schiefler, pelo coronel Germer e pelo general Santos, Diretor de Ensino Preparatório e Assistencial. 


É difícil achar as palavras formais adequadas para descrever esta situação, então deixaremos que o sorriso de satisfação deles, deste escriba (professor Raul) e dos generais Soares (5ªRM-5ªDE) e Stoffel (AD/5) tentem cumprir esta parte do relato.




O comandante do CMC, coronel GERMER, fez uso da palavra, seguido pelo diretor-geral do Câmpus Curitiba da UTFPR, professor SCHIFLER. Por fim, falou o comandante da 5ª Região Militar - 5ª Divisão de Exército, general-de-divisão Williams José SOARES, mais alta autoridade militar presente.


Encerrando a solenidade de inauguração, o CA e a CCSv desfilaram em continència ao comandante da 5ªRM-5ªDE. 



Após um breve intervalo, os alunos e os orientistas convidados se reuniram para receber as instruções gerais da prova de inauguração, que foi no formato de partida em massa, sequência livre e com o objetivo de percorrer todos os 40 controles da PPO em menos de uma hora. Este formato de competição é particularmente adequado a eventos festivos com grande número de participantes e de níveis de preparo bastante variados porque favorece os aspectos lúdicos e de congraçamento. E, quanto a isto, as fotos com certeza também dizem mais que as palavras.














Por fim, a cerimônia de premiação, que contemplou os três primeiros colocados e as três primeiras colocadas de (a) cada ano do Ensino Fundamental, (b) cada ano Ensino Médio e (c) dos convidados. Além disto, foram premiados os dez primeiros colocados e as dez primeiras colocadas da classificação geral, independente da categoria, o que resultou numa interessantíssima e inusitada combinação de alunas e alunos, professoras e professores, alunos do NPOR, atletas veteranos, visitantes, atletas revelação etc, etc, etc. Foram exatos 428 participantes na prova de inauguração, sendo a maioria do Ensino Fundamental do CMC. Um número impressionante e digno de comemoração, mas a alegria e o entusiasmo de uma prova tão lúdica como esta é algo mais bem descrito por adjetivos do que por números.





Cumprido este divertido ritual de premiação, foi realizada uma alegre comemoração com cachorro-quente, suco, bate-papo etc. Para ser mais exato e veraz, a premiação foi mais ou menos junto com a comemoração, "já que ninguém é de ferro" e porque o ambiente bem descontraído desta parte colaborava para tanto.


E, depois disto, bem, assunto encerrado, festa encerrada e todos para casa - com exceção, claro, do pessoal de serviço.